Panorama
A pé pelo Centro
O que visitar
Dica Nascimento
Você já deve ter ouvido falar que Buenos Aires é a cidade mais europeia da América do Sul, que lá se encontram ótimos hotéis, livrarias abertas até altas horas e os cafés mais charmosos. Sim, tudo isso é verdade, mas ainda tem muito mais. A capital argentina também é o destino ideal para quem aprecia boa comida, cultura e entretenimento. Além de ser um lugar muito atraente para você fazer compras.
O centro de Buenos Aires dispensa carros, os baratos táxis e até mesmo o metrô mais antigo da América do Sul. O bom mesmo por ali é caminhar e explorar com calma cada uma das belas atrações. Você pode começar se orientado pelo Obelisco, na Plaza de la República, que fica bem no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho. Escolha a direção sul e vá até a Plaza de Mayo, o ponto zero da cidade, onde você vai encontrar belos prédios. Entre eles, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana.
O Caminito é ponto obrigatório para qualquer visitante – desde aqueles de primeira viagem até os que já conhecem Buenos Aires de cor e salteado. As cores vibrantes das casas misturam-se a das roupas dos artistas de rua, que ali vendem sua arte, de pinturas e artesanato até uma apresentação de tango. Aproveite que está em La Boca e visite o Museu de Bellas Artes e o Museu de Cera. Se gostar de futebol, dê uma passada na Bombonera, o estádio do Boca Juniors.

O Shopping center mais famoso de Buenos Aires, as Galerias Pacífico, merecem uma visita nem que seja para conferir o belo afresco El amor o germinación de la tierra, de Antonio Berni, além dos murais de Rómulo Macció, Josefina Robirosa, Guillermo Roux e Carlos Alonso. Ali também estão o Centro Cultural Jorge Luis Borges e Estúdio de Danza Julio Bocca. E lojas, mais de 100 delas.
Fique pelo menos um fim de semana na cidade para aproveitar as feirinhas e os mercados armados pela cidade. San Telmo e Recoleta são os mais disputados e famosos. Mesmo com muita gente, não deixe de ir, pois valem a pena. Em San Telmo, na Plaza Dorrego, aos domingos, você vai encontrar produtos expostos por pelo menos 250 antiquários. Na Recoleta, na Plaza Francia, há roupas, objetos para casa, acessórios e muito artesanato. Já que está por ali, vá ao Museu Nacional de Belas Artes e, depois, visite o túmulo de Eva Perón, no Cemitério da Recoleta.
Em termos de gastronomia, não deixe de provar uma legítima parrillada, como é chamado o churrasco argentino. Costanera Norte e a região de Puerto Madero são os lugares mais recomendados para prová-la. Acompanhada de um vinho encorpado, melhor ainda. Aproveite para apreciar também doce de leite, mate e alfajores - afinal lá é a terra deles. E guarde um espacinho para o imperdível sorvete Freddo. Depois de tudo isso, escolha um lugar para fechar a tarde, como o tradicional Café Tortoni, freqüentado no passado por Borges e Gardel, ou a confeitaria com ares ingleses Richmond.

Check List:

  • País: Argentina
  • Língua: espanhol
  • Moeda: peso
  • Visto: não é necessário
  • Clima: temperado oceânico. Melhores épocas para visitar são primavera e outono. No inverno, temperaturas entre 3ºC e 8ºC. No verão, média de 28ºC e alta umidade ambiente.
  • Site oficial: http://www.bue.gov.ar (em português)
  • Embaixada brasileira: Buenos Aires – Calle Cerrito, 1.350 – Tel.: (5411) 4515-2400 / 2500 / site: www.brasil.org.ar
  • Produtos
    Mapa
    Meteorologia
    Agora
    Min.
    Máx.
    Min.
    Máx.
    Min.
    Máx.
    Min.
    Máx.