Sobre Cancún
Atividades variadas
Ruínas seculares
Passeio no fundo do mar
Dica Nascimento
Se você quer visitar o melhor do México, mas só tem poucos dias livres, então sem dúvidas o destino mais indicado para você é Cancún. A cidade, erguida na Península de Yucatán há pouco mais de 40 anos, tem 22 km de mar azul-turquesa e praias de areia fininha. Mas não é só isso. Cancún preserva civilizações fundadas no período pré-colombiano por maias e astecas e ainda oferece a ótima gastronomia mexicana. E, claro, abriga os melhores resorts, tanto para quem busca tranqüilidade quanto para quem quer agita.
Relaxar, curtir a noite, praticar esportes aquáticos ou conhecer culturas antepassadas. Cancún oferece opções para qualquer tipo de desejo. Grande parte dos modernos resorts instalados na Zona Hotelera oferece tentadores programas de relaxamento. Pode ser de uma massagem na praia ou um banho de vapor até aulas de ginástica ou terapias de meditação. Ideais para quem quer voltar para casa mais descansado. Se você prefere atividades na água, guarde alguns dias para conhecer as inúmeras praias da cidade ou para ir a parques como Xcaret, El Garrafón, Wet’n Wild e Xel-Há. Neste último, só para se ter uma idéia, é possível pular de uma altura de cinco metros em um rio de águas claras. E se seu objetivo é aproveitar a noite, este é o lugar certo.
Você vai deparar-se com obras monumentais em Chichén Itzá e Tulum. Construções como a pirâmide El Castillo de Kukulkán, o Templo de los Guerreros e o observatório El Caracol chamam a atenção até mesmo dos visitantes menos ligados em arquitetura e astronomia. Sim, astronomia: El Castillo tem posição astronômica perfeita, com quatro escadarias voltadas para os pontos cardeais e que somam 365 degraus, um para cada dia do ano. Vale lembrar que o calendário que usamos ainda hoje foi uma invenção da civilização maia. Em Tulum, as principais atrações são os templos e palácios construídos entre os séculos 11 e 15. Já em Cobá, preste atenção à pirâmide Nohoch Mul, a mais alta da Península de Yucatan.
Isla Mujeres é apenas uma das praias que você precisa visitar. Praticamente do lado de Cancún, a apenas 8 km, a ilha tem águas bastante calmas, ótimas para nadar, mergulhar, passear de caiaque ou jet ski. A ilhota também é muito escolhida por quem quer mergulhar pela primeira vez. Para os mais experientes no esporte, a atração é o mergulho nas cavernas com tubarões adormecidos. Outro destino com satisfação certa é Cozumel. Conhecida mundo afora como paraíso dos mergulhadores, a ilha tem uma incontável variedade de espécies de peixes e corais, cenário dos sonhos para quem aprecia as cores e texturas inusitadas do fundo do mar.
E já que você está no México, aproveite para provar os legítimos tacos, quesadillas, burritos, panuchos e gorditas. Só fique atento ao tempero, pois a potência do chilli habanero é famosa. Milho, feijão e pimenta são a base da maior parte das comidas mexicanas, mas você também vai encontrar algumas combinações exóticas envolvendo chocolate - considerada a bebida dos deuses pelos mexicanos - e até mesmo frutos de cactos e larvas. Na Zona Hotelera, onde ficam os principais hotéis, existem muitas opções de bons restaurantes, assim como na região central da cidade.

Checklist

• País: México
• Língua: espanhol
• Moeda: peso mexicano
• Visto: Necessário visto mexicano através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). Necessário visto americano para viagem via Estados Unidos.No caso de possuir visto americano válido, a partir de 1/Maio/10, todos os brasileiros poderão ingressar no México com dispensa do visto mexicano (categorias turismo, negócios e trânsito para permanência máxima de 6 meses).
• Clima: agradável o ano inteiro. Temperaturas variam entre 20ºC e 30ºC. Chuvas são mais freqüentes de agosto a outubro.
• Site oficial: http://www.cancun.tur.br
• Consulado brasileiro mais próximo: Cancun – Avenida Garcia de La Torre, 37A. Tel.: (998) 884-0538
Call to Action
Mapa
Meteorologia
Agora
Min.
Máx.
Min.
Máx.
Min.
Máx.
Min.
Máx.